Artigo 37 [CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA] [Liberdade de expressão e informação]
Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.

   
 
 
 
 
 
     
 
 
     
_ _
online | visitantes
 

Que balanço faz do artigo37?


Positivo - gosto
Positivo - não tá mal
Neutro
Negativo


   
   
simaocc on-line
 

sábado, dezembro 24, 2005

sexta-feira, dezembro 23, 2005

Informação dirigida e excessiva

Depois de uma semana de muito consumismo…vou tentar voltar ao activo…o que não está ser nada fácil.
Na última aulas levantou-se a questão se a informação difundida pelos meios de comunicação social é dirigida e excessiva. Posso considera-la uma pergunta retórica, é obvio que hoje em dia os meios de comunicação social vivem para nos moldar e encher a mente. Vivem para criar falsas atitudes, opiniões tendenciosas… vivem para que olhemos para o mundo lá fora e achemos que afinal a nossa vida não vai assim tão mal.
Um exemplo paradigmático de informação dirigida e excessiva chama-se Campanha Eleitoral. Será que alguém já parou para pensar exactamente no que ela é e para que serve??
Todos sabemos que é uma das heranças da nossa querida democracia e que supostamente serve para nos elucidar sobre as vantagens e desvantagens do candidato X e Y.
Mas paremos mesmo para pensar…então porque ela se tornou em espectáculo televisivo? Os mais democratas reponderam porque são os meios onde mais gente tem acesso à informação. Ora lá está! São os meios de comunicação social e a sua informação que nos moldam a mente…são eles que nos vão conduzir ao voto em X ou Y…ou em nenhum. É isto que se esta precisamente a passar no nosso pais e é exactamente neste ponto que entra o excesso de informação.
Somos matraqueados todos os dias com x, y, z, b, d que se candidatam pelo partido x, y, z, h, j, e que apoiam o candidato ou deixam de apoiar. Somos matraqueados com ataques pessoais camuflados ou à queima-roupa que só nos fazem ganhar cada vez mais alergia à política.
E depois ainda temos as inúmeras listas de PROMESSAS, que nunca passam disso, que não nos informam…só nos iludem. Um excesso tal que usa sempre os mesmos actores para a mesma telenovela. Desde o 25 de Abril que aturamos sempre com as mesmas caras, as mesmas promessas…as mesmas ideologias que não passam de idealismos.
Co-responsáveis são os meios de comunicação social que alimentam e atiçam toda esta situação e acabam por viver no dilema entre a hipnotização e a fuga dos seus espectadores.
Já que não mudam as caras e já que os meios de comunicação social nos injectam tanta informação façam favor de não se sujeitarem a pressões e patrocínios e mostrar o real passado, a sua formação, as suas competências, o seu trabalho efectivo de cada candidato que se apresenta a umas eleições…não é por votação que me escolhem para um emprego…e pelas minhas capacidades e competências…e eu não me candidato a um lugar tão importante como qualquer cargo politico.
Isto foi mais um desabafo do que uma resposta…desculpem…mas já não há paciência para a hipocrisia politica e jornalística deste país.


sexta-feira, dezembro 16, 2005

BOAS FESTAS


O ARTIGO37 deseja a todos um Santo e Feliz Natal e umas férias bem descansadas e merecidas...




Continuem a ler-nos durante as férias...

A melhor noticia dos últimos tempos...


Manuela Moura Guedes despede-se hoje do Jornal Nacional
16 de Dezembro de 2005
A jornalista Manuela Moura Guedes vai apresentar hoje pela última vez o Jornal Nacional da TVI. A confirmação deste facto foi feita pela própria em declarações ao jornal Público, adiantando apenas como motivo para a decisão o facto de sentir ter chegado “ao fim de um ciclo” na apresentação deste espaço noticioso do canal de Queluz.Apesar de abandonar esta função, Manuela Moura Guedes vai manter-se na estrutura da TVI como subdirectora de informação. A apresentação do Jornal Nacional deverá manter-se agora a cargo de Pedro Pinto (que já repartia essa função com Manuela Moura Guedes).
in:
Meios e Publicidade
Finalmente uma boa noticia!!! O jornalismo em Portugal sobe assim 200% em qualidade!!
Obrigado Manuela! Não vamos ter saudades tuas!
PS. Professor os seus pedidos foram atendidos ela não vai atormenta-lo mais nem vai sair mais do ecran e entrar na sua casa!

Às vezes dá mesmo vontade de fazer isto

(toca o meu telemóvel) :
- Está?- Está, estou a falar com o senhor Nuno?
- Sim- Sr. Nuno, aqui é da TMN, estamos a ligar para oferecer a promoção TMN 1.382 minutos, que oferece...
- Desculpe - interrompo, mas com quem estou a falar?
- O sr está a falar com Natália Bagulho da TMN. Eu estou a ligar para...
- Natália, desculpe-me , mas para minha segurança gostaria de conferir alguns dados antes de continuar com a nossa conversa, pode ser?
- ..Sssssim, pode...
- Vc trabalha em que área dentro da TMN?
- Telemarketing Pró-Activo.
- Vc tem número de funcionária da TMN?
- Desculpe, mas não creio que essa informação seja necessária.
- Então terei que desligar, pois não estou seguro de estar realmente a falar com uma funcionária da TMN.- Mas eu posso garantir...
- Além disso, sempre que tento falar com a TMN sou obrigado a fornecer os meus dados a uma data de comunicadores .
- Tudo bem, a minha matrícula é TMN-6696969-TPA.
- Só um momento enquanto verifico. ..
(Dois minutos mais tarde)
- Só mais um momento, por favor. ..
(Cinco minutos mais)
- Estou Sim ?
- Só mais um momento, por favor, os nossos sistemas estão muito lentos hoje.
- Mas , Senhor...
- Pronto, Natália, obrigado por ter aguardado. Qual é mesmo o assunto?
- Aqui é da TMN, estamos a ligar para oferecer a promoção da TMN 1382 minutos, onde o Sr. tem direito a falar 1.300 minutos e ganha 82 minutos de graça, além de poder enviar 372 SMS totalmente grátis. O senhor estaria interessado, Sr. Nuno?
- Natália, vou ter que transferir a sua ligação para a minha esposa porque é ela quem decide sobre alteração de planos de telemóveis. Por favor, não desligue, pois a sua chamada é muito importante para mim.
(coloco o telemóvel em frente ao leitor de CD, coloco a música "Quero cheirar teu bacalhau" a tocar em repeat mode e vou beber um café)

segunda-feira, dezembro 12, 2005

As voltas que a vida dá!



Imaginou lá alguma vez Jorge Costa vestir-se de vermelho e branco! A vida tem mesmo piada! Pode ser que com estas dignissimas cores vestidas aprenda a ser mais bem educado!!
E fica mais uma vez demonstrada a boa vontade do Porto para com um dos seus jogadores históricos, é sempre bom quando nos agradecem tão bem!

domingo, dezembro 11, 2005

Hoje temos aniversariante...




















Parabéns Marisa!!

Espero que tenhas um dia muito feliz...e que não me mates por te dar os parabéns aqui!!
Mas sabes que o artigo 37 tem de divulgar tudo o que é importante e hoje és tu!

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Mundial 2006



Melhor era difícil! Com adversários como o México, Angola e o Irão não nos podemos lamentar. Espero que os nossos meninos não desperdicem a opurtunidade!

Back to action...


Depois de uma semana muitíssimo complicada...estou de volta.
Depois de uma semana complicada e de uma frequência enigmática...onde os números misteriosos assustaram toda a gente. E não há nenhuma mente brilhante que descubra o que são...
Foi também uma semana engraçada...com debates políticos que mais parecem stand up comedy, equipas de futebol que se acham importantes despachadas da liga dos campeões...e outra que só por ter ganho um jogo pensa que é campeã (às vezes tenho mesmo vergonha de ser benfiquista).
Mas tudo me passou um bocado ao lado esta semana...demasiado trabalho ao mesmo tempo...mas vou tentar recuperar do silêncio...

   
blogger