Manifestações...
Hoje há manifestação do ensino superior…continua é sem perceber muito bem porque.
Quando é que os meus queridos colegas entendem que greves, manifestações e afins de nada servem para as suas reivindicações.
Ninguém vai baixar as propinas…longe vão os tempos em que a manifestações estudantis tinham algum efeito neste país.
Preocupem-se é em estudar e a acabar rápido os cursos para deixarem de pagar propinas...manifestações só dão razão a quem nos quer por a pagar mais.
21 Comentários:
Muito bem! Muito bem!
MUITO BEM!
Parabéns...
Mas as manifestações também não são feitas para baixar as propinas... são feitas para ir ao colombo e não ter aulas. E foi isto que perderam o seu poder. Alguém se lembra ainda do tempo que os estudantes faziam abanar o regime??? Pois mas na altura não havia o colombo...
pois!!! mas também não devemos estar calados! ou para ti está tudo bem?! ja pensaste nas pessoas que não vêm estudar para a universidade pq não têm capacidade financeira para suportar uma propina tão alta!!!! e pagamos para que? para depois não termos condições que por sua vez leva a um mau ensino...e se pagamos que utilizem o nosso dinheiro para melhorar o ensino. as propinas são necessarias mas moderem-nas!
Se achas que as propinas não estão moderadas nunca vais por um filho teu a estudar...porque isto é so o principio! Falar, falar para nada é de pessoas que nao tem mais nada que fazer...ate podiam deitar a assembleia da republica abaixo...nada vai mudar. Se o ensino superior serve para nso por a pensar...as mentes revolucionarias usem as suas cabeças brilhantes para ter ideias mais originais...com greves e manifestações ja nos andamos a dez anos...resultado à dez anos nao se pagava agora ve-se o resultado.
As provas globais acabaram??Não. Os exames nacionais acabaram? Não. Entao para que servem manifestações. Para ir ao Colombo...
É claro que para mim não está tudo bem. Mas minha cara xannax (bela capicua) uma manifestação (sejamos realistas passeio e ida ao colombo) não resolve nada. Achas as proprinas altas? E que tal se em vez de manifs lutares onde deve ser Senado, Assembleia da Universidade, etc para teres melhores condições, para que o que pagas seja aplicado a teu favor... Assim funciona, com manifs desculpa mas não.
E quanto ao quem não pode estudar numa Universidade por falta de dinheiro por causa das propinas... acreditas mesmo nisso. Quem não tem mesmo dinheiro para o poder suportar mal ou bem ainda consegue uma bolsa. E posso-te até dizer que a bolsa máxima na UBI é mais que a minha mesada enquanto ai estudei. E pagava um quarto, não estava na residência.
[lol] Eu à data dessa manif estava à frente do aKademia, webjornal do ensino superior. Liguei a três pessoas com as quais tinha falado antes a pedir para depois me darem informações sobre o estado da manif. As três estavam no Colombo. Mas simpaticamente deram-me mais dois numeros de duas pessoas que estariam mesmo na manif. Uma estava em casa e a outra estava a entrar no Colombo.
Sim e por acaso o presidente da AAUBI estava de facto na manif.
Como vês cara xannax [para além de capicua é nome de ansiolitico???] as coisas são assim... É assim a vida...
Hoje o quê? Hoje à ???
A ignorância dos alunos do ensino superior é assustadora!
Caro azul!
Muito obrigado pela errata mas se se acha tão inteligente, tão supra-sumo que nunca cometeu um erro tenha a coragem (para não lhe chamar outra coisa) de me apresentar o seu blog que eu faço-lhe o favor de lhe detectar todos erros publicamente, e inda pode ser que lhe de umas aulas de boa educação. Não me conhece de lado nenhum para me chamar ignorante e pelo seu tom deve estar a esquecer do tempo em que foi um.
Deixa lá Daniela, o belo do Azul achou que mais importante que o conteúdo que há a debater é o facto de existir um modesto erro em todo um texto que é pura dinamite...
explica lá como é que "uma manifestação dá razão a quem nos quer por a pagar mais"?
Quem cala consente.
Eu não me manifesto, pago os meus impostos a tempo e horas, incluíndo as propinas.
Propinas sim! Queremos ainda melhor UBI
Membros do a torto e direito:
Fracos são os anónimos que “insultam” os outros. Mas há parte disso e voltando apenas ao tema das manifestações o que o post nos diz não é que nos devemos resignar e “comer e calar”. Peço uma leitura mais atenta. O que o post nos diz é que as manifestações já não funcionam e não são a forma mais inteligente de lutar pelos nossos direitos. Como são estudantes universitários espero e acredito que sejam pessoas inteligentes e que não acreditem ainda no Pai Natal. Acredito que possam usar a cabeça e descobrir uma forma que funcione e que tenha resultados práticos na luta pelos direitos. MANIFESTAÇÕES NÃO FUNCIONAM e muito por culpa de divisões entre os estudantes, tal como ontem e por muitos apenas querem passear. É esta a verdade infelizmente.
Agora por a Universidade em tribunal por não cumprir com o que deve. Nas reuniões do senado e da assembleia lutar e debater com coragem e bem informados, são medidas que os estudantes não têm usado. Porquê??? Vocês que não são “fracos” e que não são velhos de 90 anos têm agora a oportunidade de fazer também uma critica construtiva. Eu já sugeri o que entendo como melhores formas de obter resultados. Para vocês qual é então a melhor maneira? E por favor não me desiludam e não me digam que são as manifestações como esta ultima em Lisboa.
Aguardo resposta.
Com os melhores cumprimentos.
Nuno:
O que quero dizer é que manifestações e greves só servem para dar razão a quem nos quer por a pagar mais é o seguinte: com manifestações e greves só conseguiremos ser comparados à já extinta "Geração rasca" que teve os seus ideais próprios mas que infelizmente nao deram resultados. Ao sermos comprados a eles estamos a dar justificações aos diversos governos para nos atacarem com a nossa indisciplina e outro tipo de adjectivos...
Não digo que devemos tar calados, mas sim ter a inteligência de mudar de estrategia quando a obsoleta já não funciona. A nossa associação academica teve uma..pos a universidade em tribunal..tudo bem que não foi por causa das propinas mas serviu pelo menos para ver um membro da nossa reitoria a não tirar os olhos do prato durante todo almoço (a noticia estava a dar na RTP)..
Sejamos inteligentes..gastar latim por gastar...depois ve-se o que aconteceu ontem...uns foram para um lado outros para o outro.
Caro a torto e a direito:
1º ponto: não lhe respondo mais enquanto não se identificar, eu gosto de saber com quem comunico.
2ºPonto: como já disse na resposta ao nuno, eu nunca falei em resignação o que disse foi "Quando é que os meus queridos colegas entendem que greves, manifestações e afins de nada servem para as suas reivindicações." Ou seja...avancem e evoluam..porque andamos à dez anos nisto e nada mudou..será que ninguem e capaz de perceber que não é a melhor estrategia?
3ºPonto: Se as manifestações te fazem crescer...tudo bem a mim não...nao é a ir para lisboa insultar ministros que cresço. Se alguem se lembrasse de discutir as coisas com mais civismo se calhar as coisas estariam diferentes e nós não seriamos considerados a "escumalha" da nossa sociedade como somos.
Eu não estive presente na última AGA mas mesmo que tu estivesses presente e eu também não saberia quem tu és porque os membros do vosso blogue não se identificam...
Quem fala assim não é gago! Boa David!
Não é gago não senhor...
Apoiado!!!
É só pa te lembrar que foi com "mentes revolucionárias" que se deu o 25 de abril e é por pessoas assim que tu podes falar livremente. foram pessoas que lutaram por um direito A LIBERDADE e conseguiram-na...por isso nós estudantes nao devemos cruzar os braços para conseguirmos melhorar as nossas universidades, politecnicos...o nosso ensino!
E não critiques! Apresenta alternativas!!!
Cara xannax (capicua anti-depressiva):
Compreendo que os comentários já vão longos, e é muita coisa para ler. Mas vou tentar apelar aos meus anos a estudar jornalismo e sintetizar o que se tem dito:
Manifestações como as se têm feito, incluindo esta ultima com divisões entre as associações [para não falar nas idas para o Colombo] não resultam. Não estamos com isso a dizer que não se deve lutar. Não estamos a dizer que devemos ficar calados, “comer e calar” não estamos a dizer que devemos ser “mentes revolucionárias” mas e pegando na tua expressão. Revolução significa mudar e não podemos chamar mudar a uma manif pois isto é o que se faz há muitos e muitos anos. Sejamos então mentes revolucionárias, mas revolucionárias a sério.
Se estas armas já não funcionam usamos outras, as deles, as mais fortes, as únicas capazes de mudar verdadeiramente algo.
Então pedes alternativas. Aqui vão algumas:
1> Uma verdadeira representação no senado da Universidade. É com alunos bem preparados neste órgão administrativo da Universidade que podemos controlar as medidas tomadas tais como os aumentos das propinas, e todas as actividades pedagógicas tais como os exames entre outras. ALUNOS BEM PREPARADOS.
2> Uma forte e bem constituída representação dos alunos na Assembleia da Universidade. Neste órgão os alunos são uma força quase tão grande como os docentes. Se todos os alunos estiverem presentes e organizados muitas medidas podem ser controladas e tomadas a favor dos alunos.
3> Núcleos fortes e activos. A um núcleo não cabe apenas organizar festas e feiras do livro. Cabe sim estar sempre junto dos docentes a controlar as regras da Universidade. Quando eu entrei os docentes do meu departamento não apresentavam os critérios de avaliação no início do ano lectivo. Mas graças às nossas exigências controladas e coordenadas dentro das aulas e com o Núcleo agora os docentes apresentam os critérios de avaliação e muitas das vezes são discutidos e até sofrem alterações. [serve apenas de exemplo, sei que percebes-te a ideia]
4> Medidas inteligentes junto dos OCS de forma a pressionar os órgão directivos das Universidades e do Governo. Uso do lóbingue. [ver livro sugerido pelo David]
5> Debates entre dirigentes e Membros do Governo em televisões como a SIC Noticias, a SIC e a RTP e também a TVI. Como o conseguir através de acções calmas e bem coordenadas, como uso do lóbingue e de desafios públicos ao Governo.
6> Conquista da opinião publica. As manifs fazem exactamente o oposto, a opinião pública fica com uma ideia muito negativa dos estudantes devido a manifestações, ainda por cima mal organizadas.
7> Conquista dos principais “fazedores de opinião” como os colunistas dos principais jornais, e comentadores como Marcelo Rebelo de Sousa entre outros. Como o fazer com operações de charme antecedidas de todas as minhas outras sugestões.
8> …
Sei que foi um comentário muito longo, mas podia ser muito mais. Cara xannax lê tudo e por favor não digas que “mentes revolucionárias” são aquelas que repetem manifestações como esta ultima. Querias alternativas aqui as tens.
mas tu fazes parte do blog???ou és o guarda costas??ou aspirante a jornalista??
tas sempre a defender a "representante" do blog...
e defendo as ideias do xannax
Bot´abaixo:
E que é que tu tens a ver com isso???
bot'abaixo: o teu nick é sugestivo e confirmado pelas tuas palavras. O esconderes-te no anonimato também diz muito do teu caracter.
E se depois de leres o que escrevi continuas a achar que o melhor é ir para Lisboa em manifes só te posso dizer VAI.
Quanto ás outras provocações não respondo.
Enviar um comentário
<< Home